30 novembro 2006

A Arte da Dança Sagrada de Gurdjieff


Gurdjieff e o Quarto Caminho
"No ritmo de certas danças, nos precisos movimentos e combinações dos bailarinos, certas leis são actualizadas. A estas danças chamou-se-lhes sagradas. Durante as minhas frequentes viagens pelo Oriente, vi danças deste tipo executadas durante a realização de ritos sagrados em antigos templos".


G. I. Gurdjieff nasceu em 1866 em Alexandropol, uma cidade na Rússia, na fronteira com a Turquia. A sua infância e juventude foram marcadas por contactos com diversas formas de conhecimento e espiritualidade. A sua cidade natal era berço de uma mistura bastante rica de tradições e isso permitiu a Gurdjieff experiências muito peculiares. Nos primeiros anos da sua vida adulta, ele fez parte de um grupo que se auto denominava de Buscadores da Verdade, e junto com eles, viajou por muitas cidades do Oriente, aprendendo vários idiomas orientais e lendo tudo o que lhe caia nas mãos.

Protagonista de uma vida impressionante, Gurdjieff sobreviveu a duas Guerras Mundiais e à Revolução Russa. Juntou um grupo de discípulos e instalou-se em Tbilisi (Georgia) fundando ali a sua primeira sede do Instituto para o Desenvolvimento Harmónico do Homem, em 1919. Na época começaram os primeiros estudos para o seu Bale dos Magos, que imortalizou uma de suas técnicas conhecida como Movimentos Gurdjieffianos.

A sua primeira apresentação do Bale dos Magos causou uma impressão muito profunda. As pessoas que assistiram ficaram muito espantadas com a excentricidade do Bale e com a profunda alteração que as danças causavam na emocionalidade e no estado de consciência.
O corpo de conhecimento de Gurdjieff, chamado de Quarto Caminho, constitui-se uma das tentativas mais importantes, que surgiu ao longo da humanidade, de promover um crescimento genuíno do ser humano. Por ser extremamente directo, prático e objectivo, ele oferece pouco espaço seja para a condescendência com o estado de adormecimento ou ilusões acerca de um falso crescimento.

Sem comentários: